Quarta-feira, 23 de Julho de 2014

COMUNICADO ANFIR Nº 68/2014



 

São Paulo, 24 de março de 2014.

 

Prezado Associado,

 

Comunicamos que no último dia 20 de março, a diretoria da ANFIR, esteve reunida na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), representada pelos senhores Claudio Bernardo – Superintendente da Área de Operações Indiretas, Paulo Martins do Departamento de Financiamento a Máquinas e Equipamentos – DEMAQ, Guilherme Gandra - Cadastramento e Daniel Grimaldi - Economista da instituição.

 

Estiveram representando a ANFIR, Alcides Braga - Presidente da Diretoria, Kimio Mori - Presidente do Conselho de Administração, Norberto Fabris 1º Vice Presidente, José Carlos Vidoti – 2ª Vice Presidente e Marcos Guerra da associada GUERRA representando o Conselheiro de Administração senhor Roberto Vergani.

 

Foi entregue uma correspondência agradecendo as medidas adotadas para o ano de 2014 entre outras solicitações.

 

Entre os problemas apresentados, a morosidade quanto a liberação dos financiamentos foi o item principal durante o encontro.

 

Abaixo as respostas do BNDES aos nossos questionamentos:

·     O banco por sua vez informou que estão agora entrando no ritmo dos processos de 2014, os processos devem se acelerar na concessão da Proposta de Abertura de Crédito (PAC);

·        Os fluxos deverão ser melhores com o retorno do modelo simplificado;

·     Admitem que a falta da circular homologando a política do novo PSI 2014, e o acúmulo dos processos de 2013, provocaram este represamento;

   Entendem também que o spread pago aos bancos comerciais é muito bom e atrativo aos mesmos, e que não há possibilidade de flexibilizar isso dentro do PSI. Para isso o cliente e o banco devem ir para outras modalidades ainda disponíveis e um pouco mais caras que o programa de sustentação do investimento;

       

No crédito agrícola, que trata-se da venda ao produtor rural, foi sugerido o cadastramento dos nossos produtos para regularizar está via de financiamento.

 

O BNDES por sua vez informou que tem recursos para a demanda de 2014, que reflete os mesmos números de 2013 em termos de caixa.

 

Vale ressaltar ainda que com a nossa visita, conseguimos e isso será oficializado através de circular que o próprio BNDES vai produzir e divulgar o assunto que trata do aumento da validade da Proposta de Abertura de Crédito (PAC) para 120 dias.

 

Conclui-se que à partir de agora a rotina deve se aproximar do normal histórico.

 

Sendo só para o momento, ficamos a disposição para maiores esclarecimentos.

 

Atenciosamente,

 

Alcides Braga

Presidente

Voltar

ANFIR - Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários - Rua Conselheiro Saraiva, 306 Conjunto 55 - Santana -
São Paulo - SP Cep: 02037-020 Telefone: (11) 2972-5577 Fax: (11) 2972-5570